DESAFIO DA TERRA

🌎 COMO ESTRAGAR MENOS

O PLANETA ONDE VIVEMOS?

Resumo

Durante os últimos 24 meses, as pessoas foram obrigadas a reduzir sua circulação pelo planeta, causado pela pandemia de COVID-19.

Isto permitiu que a natureza de forma geral (matas, mares, animais, vegetais), através de seus processos naturais de regeneração iniciassem uma recuperação nas áreas afetadas pela ação humana.

Como a ação humana estraga o meio-ambiente e sua biodiversidade?

Através de:

  • Utilização de combustíveis fósseis (petróleo);

  • Emissão de CO2 por: veículos em geral movidos a gasolina/etanol, queimadas nas plantações e florestas, e produção industrial através da emissão de poluentes no ar;

  • Usar apenas energia de fontes não-renováveis;

  • Descarte inadequado de resíduos de todos os tipos;

  • Não reciclar materiais e lixo orgânico;

  • Pegada de carbono que cada um de nós tem pelos hábitos nosso de consumo.

Todos os problemas mencionados acima, têm contribuído para o que chamamos de "mudanças climáticas".

E as mudanças climáticas produzem diversos impactos para a vida no planeta:

Secas prolongadas, enchentes destruidoras, calor e frio em excesso. Só aí já temos que tudo isso gera problemas para a produção de alimentos, consequentemente aumento de preços na alimentação.

Temos ainda a elevação do nível dos oceanos a partir do descongelamento dos polos Sul e Norte, devido ao aumento de temperatura causado pelo excesso de emissão de gases poluentes na atmosfera.

O que tem sido preocupante em especial para cidades à beira-mar.

Veja o exemplo para a cidade de Salvador (BA):

O modo de vida dos habitantes do planeta, ou seja, nós mesmos, seja na forma como consumimos produtos e recursos naturais, seja como utilizamos espaços para produção nas cidades e na zona rural, habitação, geração e descarte de resíduos de todos os tipos, somos os causadores das mudanças climáticas.

Tudo que consumimos, seja uma roupa, ou sapato, a forma como fazemos as coisas e descartamos elas, amplia a emissão de gases poluentes, tais como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), clorofluorcarboneto (CFC) e o óxido nitroso (N2O). Esta produção destes gases poluentes é conhecida como pegada de carbono (Carbon footprint).

Objetivos que sua equipe precisa para atender o desafio:

Seu desafio é desenvolver um projeto completo de como reduzir ou reverter as mudanças climáticas, causadas por nós mesmos.

Sua equipe terá 3 minutos de pitch para apresentar seu projeto para os jurados.

Seu projeto, pode ser QUALQUER ideia inovadora como, por exemplo, uma das opções abaixo (fique livre para escolher outras):

- Aplicativo para celular;

- Invenção;

- Game;

- Jogo de tabuleiro;

- Roteiro de uma peça de teatro ou um filme;

- Vídeo educativo para redes sociais.

Dicas:

  • Aplicativo: não precisa usar programação de computadores, sua equipe pode desenhar no papel como será o aplicativo (layout do App), no papel escreva como ele vai funcionar, desenhe como seria a tela dele. Ou fazer no computador usando o Powerpoint, ou o site do Canva. IMPORTANTE é mostrar como ele vai funcionar e como seriam as telas do aplicativo.

  • Games: coloque no papel, ou use sua criatividade, para expressar: qual será o game da sua equipe? Qual objetivo? Quais as fases do game? Como se ganha pontos neste game? Desenhe em papel, use cartolina, material reciclado, slides no PowerPoint, Canva ou apenas conte a história de como será seu game. O que um dia você gostaria de ver na tela de um computador sobre a seu roteiro para reduzir as mudanças climáticas?

  • Jogo de tabuleiro: você conhece o jogo de xadrez? Dama? Baralhos? Porque não criar como dar o xeque-mate na pegada de carbono?

  • Peça de teatro: pense se você gostaria de assistir uma aula sobre como reciclar materiais e a aula fosse uma peça de teatro. Quais personagens teriam nesta peça? Como acontece a reciclagem? Você tem 3 minutos para contar COMO será a peça (não precisa encenar a peça toda).

  • Música: como cantar a sua solução para as queimadas? Como será e letra desta música? Quem tem boca, salva o Planeta. Você tem 3 minutos.

  • Vídeo de 3 minutos para o IGTV do Instagram: como você postaria na sua rede social o roteiro da sua equipe para diminuir as mudanças climáticas? Vai ter dancinha estilo Tik Tok ou vai ser tipo aula? Vai ter encenação e alguém filmando? Todos os integrantes da equipe participarão do vídeo?

Fontes de referências:

01) Trilha Educativa Space Terra Talks:

https://www.spaceterra.org/spaceterra-talks

https://www.youtube.com/c/SpaceTerra

Links para pesquisas:

02) Site Climate Kids da NASA, conta a história do nosso planeta em mudança através dos olhos das missões da NASA que estudam a Terra:

https://climatekids.nasa.gov/

03) Portal de dados abertos da NASA:

https://open.nasa.gov/

04) Observatório da Terra:

https://earthobservatory.nasa.gov/blogs/eokids/

05) Dados demográficos do IBGE:

https://cidades.ibge.gov.br/

06) Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia:

https://www.sei.ba.gov.br/

07) Desbravadores de dados da NASA - Neste link abaixo, “NASA Data Pathfinders” pode ajudá-lo a identificar produtos de dados apropriados para tópicos específicos, por exemplo, relacionados à saúde e qualidade do ar, mudança do nível do mar:

https://earthdata.nasa.gov/learn/pathfinders

08) Dados Científicos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - O site de Dados Científicos do Programa Ambiental das Nações Unidas compartilha dados relevantes para direitos e governança ambientais:

https://www.unep.org/science-data

09) Divisão de Estatísticas das Nações Unidas Estatísticas do Meio Ambiente:

https://unstats.un.org/unsd/envstats/climatechange.cshtml

10) Ferramenta de Triagem e Mapeamento de Justiça Ambiental da EPA.

EPA (Environmental Justice Screening and Mapping Tool) combina indicadores ambientais e demográficos em mapas e relatórios:

https://www.epa.gov/ejscreen

11) Recursos de "Mármore Preto" da NASA. Os recursos de Black Marble da NASA compartilham dados de luzes remotamente detectadas à noite para entender melhor as interações homem-ambiente:

https://blackmarble.gsfc.nasa.gov/

12) Hub de dados dos ODS Centro de dados para avançar na produção e uso de dados georreferenciados e em tempo real para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

https://sdgstoday.org/

Pegada de Carbono

13) A Pegada de Carbono - Professor Albert e a Ciência da Natureza (3:34 min) – Canal Professor Albert:

https://www.youtube.com/watch?v=rkdcnhvc9So

14) O Ciclo do Carbono – Professor Albert e a Ciência da Natureza (4:37 min) - Canal Professor Albert:

https://www.youtube.com/watch?v=lcxHQzJGI2U

15) O que é Pegada de carbono?

https://sgssustentabilidade.com.br/o-que-e-a-pegada-de-carbono/

16) Pegada ecológica (ecological footprint):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pegada_ecol%C3%B3gica

17) Curiosidades sobre a pegada de carbono no Brasil e no Mundo:

https://sunwise.com.br/voce-sabe-qual-e-a-sua-pegada-de-carbono/

RECURSOS DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA (AEB)

18) Catálogo de Imagens do INPE - O Catálogo de imagens do INPE disponibiliza um banco de dados com milhares de imagens geradas por mais de 16 satélites, com resoluções que variam de 2 metros a 64 metros. As câmeras incluem geradores de imagens multiespectrais, de campo amplo, pancromáticos, entre outros. Todas as imagens são disponibilizadas ao público na plataforma vinculada, que integra ferramentas de busca para filtragem do banco de dados:

http://www.dgi.inpe.br/DIDGI

HACK@SCHOOLS

DESAFIO DO PLANETA TERRA