DESAFIO SPACE

🚀 MISSÃO ESPACIAL HACK@SCHOOLS AO

NOVO MUNDO!

Como decolar da Terra, chegar à órbita da Lua, vencer os obstáculos e pousar em Marte para coletar amostras.

Resumo

Os planos de exploração espacial atualmente da NASA incluem o retorno à Lua e os planos futuros incluem o pouso de uma tripulação em Marte. Aqui queremos que sua equipe entenda o que está acontecendo, mas também use a imaginação, para criar uma missão espacial, inspiradora e educativa, para simular um pouso em Marte, usando a órbita da Lua como parada!

IMPORTANTE: não será considerado voar direto da Terra para Marte, tem que ter a fase de parada na órbita da Lua.

O que aconteceu na NASA até hoje para chegar

até a Lua:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Apollo

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/apollo-11.htm

De 1.972 a 2017, houveram outros programas espaciais. Mas que não tinham como objetivo voltar a Lua.

Foi em 2017, que a NASA anuncia o novo programa Artemis, cujo objetivo é levar a primeira mulher e o primeiro afrodescendente a pisarem na Lua, e depois um estação espacial em sua órbita, para que da Lua possam partir expedições tripuladas a Marte.

O nome escolhido (Artemis), foi porque na mitologia grega, Artemis é irmã gêmea de Apollo.

A missão Artemis1, já está com o foguete SLS (Space Launch System) e a nave espacial Orion em testes finais, e será lançado, sem nenhum astronauta dentro, agora em abril de 2022, apenas para os inícios dos testes.

https://www.nasa.gov/exploration/systems/sls/index.html

https://www.nasa.gov/exploration/systems/orion/index.html

(Clicar na opção tradução para visão em português).

O que aconteceu até hoje para chegada a Marte:

NASA é uma instituição do governo dos EUA. No decorrer dos anos, empresas privadas, como Space X, Blue Origin, Virgin Galactic, ULA dentre outras, foram criadas, por empreendedores que tem uma visão mais disruptiva e investem no segmento, que gera investimentos milionários e ofertas de oportunidades de empregos e de negócios.

Dentre elas, a Space X, de propriedade de Elon Musk, foi fundada em 2002. Space X projeta, fábrica e lança foguetes, reutilizáveis. Foguete agora dá ré sim!

Os foguetes e cápsulas espaciais da Space X, hoje só chegam para levar astronautas até a ISS ou para repor mercadorias que os astronautas precisem lá na ISS.

Você sabe o que é ISS? ISS é a Estação Espacial Internacional (International Space Station), é uma estação espacial permanente que serve de base colaborativa para estudos científicos. Então, basicamente é uma mistura de hotel com laboratório no espaço, sendo designada a astronautas de diferentes nacionalidades, que vão para lá realizar estudos dos mais variados campos.

Para saber mais, clique: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/216058-estacao-espacial-internacional-iss-funciona.htm

O “Hack@Schools” vai ter proporcionar a experiência de metaverso da ISS!

O que a Space X está trabalhando atualmente, é permitir que nós humanos, possamos habitar outros planetas, e dentre eles o primeiro será Marte.

Por que Marte?

Há mais água presente em Marte do que na Lua, e o planeta tem uma atmosfera tênue. Esses fatores dão a Marte maior capacidade potencial de abrigar a vida orgânica e a colonização humana.

https://mars.nasa.gov/ (Clicar na opção tradução)

Termos técnicos:

Foguete: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/como-funciona-o-lancamento-de-um-foguete.htm

Nave espacial: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nave_espacial#Nave_interplanet%C3%A1ria

Módulo lunar:

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3dulo_Lunar_Apollo

Objetivos que sua equipe precisa para

atender o desafio:

Então vamos dar partida a Missão H@S?

Seu desafio é criar um roteiro completo de ida e volta ao Planeta Marte, em que a nave decola do Planeta Terra e acopla em uma estação espacial em órbita na Lua, como primeiro ponto de parada.

Da estação espacial da Lua, decola para ida e pouso em Marte.

Por fim, não esqueça da volta com tudo e todos em segurança!

Pense como tal missão pode educar e inspirar pessoas que não sabem que neste momento a NASA e a Space X estão trabalhando de verdade para que a volta a Lua e a ida a Marte aconteçam em um breve futuro.

O que sua Missão Hack@Schools precisa considerar:

Sua equipe não precisa saber todos os detalhes técnicos. Vocês precisam ensinar como a missão poder ser realizada, não dá para chegar até a Lua de bicicleta!

Quanto tempo demora a viagem da Terra até a Lua? Imagine: como será o foguete que vai lançar a nave espacial até a Lua? O módulo que vai pousar lá?

Sua equipe vai enviar somente humanos até a Lua? Quantos tripulantes serão mulheres? Cabem todos dentro do foguete? Eles vão levar comida para quantos dias? Até a Lua, levarão alguns robôs?

Como se comunicar com a base na Terra?

E a primeira parada, na Lua, como será? Terá a base lunar com camas? Banheiros? Tem oficina se precisar reparar o foguete que vai para Marte? Terá rovers (veículo de exploração espacial) para astronautas se locomoverem?

Quantos dias pretende ficar lá na Lua antes de seguir para Marte? Por quê? O que acontece lá em gravidade zero? Tem alimentos na Lua sendo cultivados para astronautas poderem comer, ou tudo será levado da Terra mesmo?

Na base lunar, pensando no foguete que irá decolar até Marte (lembre-se que isso ainda não aconteceu de verdade), como você imagina que será?

Você imagina como será a nave espacial que vai da Lua até Marte? Esta nave será levada antes da sua expedição ou ela estará dentro do foguete que te levará até a Lua? Como serão as oficinas para consertar se der problema na hora do lançamento?

Quanto tempo demora da Lua a Marte? E se um asteroide bater na sua nave? Você voltará à base para consertá-la, ou um astronauta sairá para spacewalk e consertar ali mesmo?

Quando chegar em Marte, o astronauta vai conseguir descer e pisar em solo marciano ou os robôs que irão descer para coletarem a amostra? O que você vai procurar lá em Marte?

Na volta de Marte para a Lua, vai ficar quanto tempo na Lua?

O roteiro completo da sua missão, é seu! Use sua imaginação, seus conhecimentos, faça pesquisas aqui nos links abaixo e se inspire nas missões Apollo e Artemis e na Space X.

O que importa aqui é a visão da SUA equipe para esta jornada!

Use essas missões reais como inspiração, mas use da sua criatividade para criar a sua missão!

Sua equipe terá 3 minutos de pitch para apresentar sua missão para os jurados.

Sua missão, pode ser uma das opções abaixo:

• Aplicativo para celular;

• Game;

• Jogo de tabuleiro;

• Roteiro de uma peça de teatro ou um filme;

• Vídeo educativo para redes sociais.

Dicas:

  • Aplicativo: não precisa usar programação de computadores, sua equipe pode desenhar no papel como será o aplicativo, no papel escreva como ele vai funcionar, desenhe como seria a tela dele. Ou fazer no computador usando o Powerpoint, ou o site do Canva. IMPORTANTE é mostrar como ele vai funcionar e como seriam as telas do aplicativo.

  • Games: coloque no papel, ou use sua criatividade, para expressar: qual será o game da sua equipe? Qual objetivo? Quais as fases do game? Como se ganha pontos neste game? Desenhe em papel, use cartolina, material reciclado, slides no PowerPoint, Canva ou apenas conte a história de como será seu game. O que um dia você gostaria de ver na tela de um computador sobre a seu roteiro de uma missão espacial?

  • Jogo de tabuleiro: você conhece o jogo de xadrez? Dama? Baralhos? Porque não criar como dar o xeque-mate na pegada de carbono?

  • Peça de teatro: pense se você gostaria de assistir uma aula sobre missão espacial e a aula fosse uma peça de teatro. Quais personagens teriam nesta peça? Como acontece a missão? Você tem 3 minutos para contar COMO será a peça (não precisa encenar a peça toda).

  • Música: como cantar a sua missão espacial? Você tem 3 minutos.

  • Vídeo de 3 minutos para o IGTV do Instagram: como você postaria na sua rede social o roteiro da sua missão espacial? Vai ter dancinha estilo Tik Tok ou vai ser tipo aula? Vai ter encenação e alguém filmando? Todos os integrantes da equipe participarão do vídeo?

Fontes de referências:

01) Trilha Educativa Space Terra Talks:

https://www.spaceterra.org/spaceterra-talks

https://www.youtube.com/c/SpaceTerra

Links para pesquisas:

02) what is artemis? (O que é Artemis?)

https://www.nasa.gov/what-is-artemis

03) Artemis I:

https://www.nasa.gov/artemis-1

04) Missão Mars: O que é, objetivos, etapas:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/missao-mars-2020.htm

05) Uma Cronologia da Exploração de Marte:

https://history.nasa.gov/marschro.htm

06) Explorar Marte com Scratch (criando um jogo de exploração de Marte usando a linguagem de programação Scratch):

https://www.jpl.nasa.gov/edu/teach/activity/explore-mars-with-scratch/

07) Marte hoje: exploração robótica:

https://www.nasa.gov/mission_pages/mars/main/index.html

08) Entendendo as terras de Marte:

https://www.nasa.gov/mission_pages/insight/main/index.html

09) Unidade Missão a Marte:

https://www.jpl.nasa.gov/edu/teach/activity/mission-to-mars-unit/

10) Marte e além:

https://www.spacex.com/human-spaceflight/mars/

HACK@SCHOOLS

DESAFIO DO ESPAÇO